Sobre Namoro Cristão - Parte 2

Posted: domingo, 2 de maio de 2010 by Tribo J2 in
0


Olá, amados.

Nesta segunda parte irei abordar alguns aspectos que são importantes para um começo no namoro cristão. Não curto muito essa parada de estipular uma idade certa para alguém namorar, isso é “coisa da vovó”, porém acho que se for para pensar em namoro, que seja a partir dos 18 anos. Hoje, com o passar dos tempos e uma severa mudança na cultura, não se fazem mais as coisas desse jeito. Porém, ainda assim, existem pais que estabelecem uma determinada idade para que seus filhos venham a poder namorar. Eu creio que isso é benéfico e sábio por parte dos pais, mas não deve ser uma exigência.

Considero algumas observações que devem ser levadas em conta para então se começar a pensar em namoro cristão:

Salvação.
Ambos os jovens devem ser verdadeiramente salvos, ou seja, ambos já devem ter aceitado a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador. É contraditório querer ter um namoro considerado cristão se um dos jovens não é cristão. Isso é a base.

Maturidade física e Espiritual.
Não devem agir como crianças, pois maturidade é importante e essencial no relacionamento entre duas pessoas (Efésios 4.13; 1Coríntios 14.20). Batalhas virão, decisões deverão ser tomadas e problemas terão que ser compartilhados. A maturidade é importantíssima nesses casos. Relembro: namoro cristão deve visar o casamento, pessoas imaturas não terão esse tipo de visão ou entendimento.

Comunhão com Deus.
Primeiramente Deus deve estar sendo uma fonte de luz em sua vida, uma fonte de vigor espiritual. Se não tiver comunhão com Deus, nunca será abençoado em qualquer tipo de relacionamento (1João 1.6-7). Dia desses, conversando sobre o tema, um amigo me disse que, ao contrário de Jesus, o amor dele é condicional: “Só a amarei se ela amar a Deus também”. Lógico que as coisas não são bem assim, mas de certo modo, achei isso bastante válido, relembrando da ilustração do triângulo equilátero.

O rapaz inicia.
Em nosso tempo moderno está se tornando "comum" uma moça querer iniciar um namoro. Mas isso fere o princípio bíblico (Gn 2,24). Mesmo num namoro, o rapaz é o líder, é ele quem deve iniciar, é ele quem deve pedir à moça para namorar. À priori, isso soa meio machista, mas é assim que deve ser feito. Acredito que se o cidadão não tem a iniciativa de pedir a moça em namoro, então terá dificuldades para tomar outras iniciativas importantes. Além do mais, é sempre legal o rapaz dar o primeiro passo, é nessas horas que colocamos à prova nosso romantismo e criatividade e, vá por mim, as mulheres curtem muito isso.

Permissão dos pais.
Esse é o grande terror dos casais e é bem natural que aconteça. O que acontece é que o nosso corpo fica tomado pelo medo da reprovação. Ambos os pais dos pretendentes devem estar de acordo com o namoro, isso é regra. Essa permissão demonstra confiança e honra dos filhos para com seus pais. Um namoro onde os pais não apóiam, geralmente resulta em muitas dificuldades. Isso não significa que os pais são a autoridade final no namoro, mas se eles reprovam, devem ter um importante motivo, o qual deve ser respeitado. “Poxa Edu, eu tive tanto trabalho para conseguir conquistar a Fulana de tal e conseguir um sim dela. Foi tanto tempo de oração, para que Deus nos abençoasse. E se os pais dela forem contra?” Meu amado, se você realmente colocou diante de Deus e Ele abençoou, simplesmente confie Nele. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” Ec 3:1. Vale lembrar: namoro sem permissão dos pais está longe de ser cristão, é antibíblico e certamente não provém de Deus.

Apoio do seu pastor.
Isso é importante e muitas vezes negligenciado pelos cristãos. O pastor de ambos deve apoiar e dar sua bênção. Pode ser que o pastor veja coisas que eles não estão vendo e por isso é importante receber o apoio, o conselho deste servo de Deus que, a propósito, é seu líder e autoridade espiritual aqui na terra, instituído por Deus.

Posso estar parecendo exagerado, mas considero o namoro como a segunda maior decisão de nossas vidas (a primeira é aceitar a Jesus), partindo do princípio de que é o preparo para o casamento. Tipo, você estará começando a decidir com quem você irá passar o resto da sua vida aqui na terra. Isso é sério demais! Portanto, esteja sempre atento, policie-se, vigie e, principalmente, ore. Parafraseando uma twittada do NMM: Namorar é orar - namORAR.

Por : Eduardo Martins

0 comentários: